25/05

A origem das marcas do grupo Volkswagen (Parte 2)

Na parte inicial da nossa série sobre o Grupo Volkswagen, falamos sobre a origem da própria VW e da Audi. Agora, chegou a vez de falarmos sobre dois outros grandes nomes da indústria dos automóveis: a italiana Lamborghini e a alemã Porsche.

origem grupo volkswagen

Lamborghini

A Lamborghini faz parte do grupo alemão desde 1998, mas nasceu devido a uma rivalidade italiana com a Ferrari. Na década de 1960, o engenheiro Ferruccio Lamborghini, fazia uma revisão de sua Ferrari na fábrica quando encontrou o dono da marca, Enzo Ferrari. Ferruccio aproveitou a ocasião para reclamar do sistema de embreagem e outros aspectos do carro com os quais estava insatisfeito.

Enzo teria provocado o empresário agrícola e dito algo como “Você é um agricultor! Continue, então, dirigindo seus tratores e não fale dos meus carros”. Desafio aceito!Em 1963, surge na cidade Sant’AgataBolognese a Lamborghini. O primeiro modelo da marca foi o 350 GTV, apresentado no Salão de Turim do mesmo ano.

O símbolo do touro, logo da Lamborghini, revela mais detalhes sobre a personalidade de seu criador. Além de ser do signo de Touro, Ferruccio Lamborghini era descendente de toureiros. Isso também explica porque os modelos da marca têm nomes de touros como Gallardo, Diablo, Murciélago e Huracán.

grupo volkswagen lamborghini

Porsche

A Porsche tem relações íntimas com a criação da Volkswagen nos anos 30, mas ainda assim é a mais nova integrante do Grupo, ingressando apenas em 2012.A marca foi fundada em 1931 pelo engenheiro e piloto de testes Ferdinand Porsche e seu filho Ferry.

A Porsche ganhou força inicialmente pela participação no projeto Type 32, que viria a se tornar o Fusca. Ferdinand foi escolhido por Adolf Hitler para liderar o projeto da criação de um veículo popular, então chamado deVolksAuto.

Sob o comando de Ferry Porsche, a montadora criou em 1948 o seu primeiro modelo esportivo, o 356. Em 1964, a empresa começa a produção do 911, seu modelo mais icônico.

Ferdinand Porsche foi o primeiro presidente da Volkswagen entre 1937 e 1945 (ao lado de Bodo Lafferentz e Jakob Werlin. A empresa tem forte influência dentro do Grupo Volkswagen, detentora de mais de 30% do capital subscrito do grupo e com direito a maioria dos direitos de votos entre os acionistas.

grupo volkswagen porsche