21/11

Os 5 maiores destaques da Volkswagen no Salão do Automóvel

O Salão do Automóvel de São Paulo trouxe milhares de apaixonados por carros ao São Paulo Expo trazendo experiências inesquecíveis. Pessoas se divertiram, conheceram as tecnologias que nos moverão no futuro, além das novidades que estão para chegar ao mercado brasileiro em breve.

volkswagen sda2016

Para a edição de 2016, a Volkswagen trouxe o maior estande do Salão. Além de espaços voltados para diferentes públicos, a marca apresentou uma série de atrações que envolviam o uso de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada, games e motores elétricos.

Com essa estrutura, a marca apresentou a tecnologia dos motores TSI, a evolução da propulsão elétrica, e uma experiência virtual de direção do Golf GTI.

Tudo isso somente dentro do salão. Do lado de fora, a VW ainda contou com a Mostra Vintage, que apresentou mais de 50 veículos, entre clássicos e modificados, para os apaixonados por carros.

A marca ainda ofereceu o espaço “Arrancada TSI”, no qual os visitantes puderam acelerar e sentir toda a potência dos motores turbo presentes em modelos como up!, Golf, Jetta e Tiguan. Na “Iron Tracks”, uma pista de obstáculos foi montada para todos poderem testar a capacidade da Amarok de superar os mais diversos desafios.

Apesar das atividades serem muito divertidas e atrativas, o que os visitantes mais querem é conhecer carros mais incríveis. E a Volkswagen não deixou barato. Foram várias novidades que a marca trouxe para o Brasil, como o Gol GT, que falamos recentemente aqui no blog.

Confira os veículos mais incríveis da Volkswagen no Salão do Automóvel de 2016!

BUDD-e

O BUDD-e, chamados por alguns como a “Kombi do futuro”, foi apresentado pela primeira vez na Consumer Electronics Show (CES) em janeiro deste ano, em Las Vegas.

Ele foi o primeiro modelo baseado na plataforma de conceito elétrica da Volkswagen, MEB. O show car visa emissão de poluentes, com motor elétrico e autonomia de mais de 500 km. No total, são dois motores elétricos, um de 100 kW (136 cv) na dianteira e 125 kW (170cv) na traseira. Juntos, eles garantem uma potência total de 306 cv.

budd-e sda2016

O modelo é recheado de tecnologias impressionantes, e suas principais funções, desde o abrir das portas e porta-malas, podem ser realizados via gestos. Os retrovisores foram substituídos por câmeras internas. Um design minimalista do interior ostenta muita tecnologia com uma grande tela central no veículo.

O BUDD-e foi feito para ser referência em autonomia e em interface entre carro e ocupantes.

T-Cross Breeze

O T-Cross Breeze é o conceito do SUV compacto que a Volkswagen trará ao mercado em breve, incluindo o Brasil. Além de estrear no segmento de utilitários esportivos compactos, a Volkswagen trará uma novidade, já que o modelo é conversível.

t-cross breeze sda2016

O modelo apresenta linhas curvas, como o Tiguan e o Touareg, mas apostando em um visual mais jovem. A frente conta com faróis de LED integrados à grade semelhante a de outros modelos como Jetta, CC e Passat, mas com novas curvas. Os para-choques frontal e traseiro têm LEDs com molduras iluminadas em formato de quadrado, mas com bordas arredondas.

O conceito apresentado no Salão do Automóvel contava com um interior moderno, com recursos interativos acionáveis em superfícies sensíveis ao toque. E mesmo sem nome definido, ele deve fazer parte da linha compacta da Volkswagen no Brasil, ao lado dos Novos Gol, Voyage e Saveiro.

O conceito é equipado pelo superpremiado motor 1.0 TSI a gasolina, com potência de 110 cv e garantia de ótimo consumo.

Golf GTE Sport

Não poderia faltar um esportivo no Salão do Automóvel. O Golf GTE Sport eleva a tradição esportiva do hatchback iniciada na versão GTI às alturas. Tudo isso sem abrir mão das novas tecnologias sustentáveis. O GTE tem motor híbrido que oferece até 400 cv de potência, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos, com 280 km/h de velocidade máxima.

golf gte sport sda2016

O conceito conta com uma carroceria leve de alta resistência construída em fibra de carbono. O desenho do conceito ainda conta com novos cortes e vincos para aperfeiçoar a aerodinâmica, entregando um esportivo de verdade. Para dar mais agressividade, o Golf GTE Sport tem portas do tipo “asa de gaivota”.

Esse esportivo conceitual é equipado com três motores. O primeiro, a combustão, é um quatro-cilindros 1.6 TSI que produz potência de 299 cv, o mesmo utilizado no Polo R WRC que disputa o Campeonato Mundial de Rali (WRC). Ele é assistido por dois motores elétricos: uma na dianteira que entrega 115 cv e outro na traseira, de mesma potência. O torque total do sistema de propulsão é de estupendos 68,3 kgfm (670 Nm).

golf gte sport traseira sda2016

O modelo conta com uma vasta oferta de telas em seu painel, que oferecem de informações básicas como velocidade e autonomia às complexas entregas de potência e intensidade de impulsão do sistema plug-in.

Nova Amarok

Nem só de conceitos futuristas e esportivos viveu o estande da Volkswagen no Salão do Automóvel. Novidades que estão chegando agora nas lojas também foram lá apresentadas.

E uma delas é o novo modelo da picape média da VW, a Nova Amarok. O novo modelo trouxe uma série de novidades, como novas linhas externas na frente, laterais e traseira, que evocam mais sofisticação ao seu design.

amarok sda2016

O para-choque dianteiro traz linhas retilíneas, com aparência 3D em torno dos faróis de neblina. As novas tomadas de ar em formato de colmeia seguem as linhas retangulares que moldam toda a parte frontal, e a grade do radiador passa a contar com frisos cromados (dependendo da versão), conferindo um ar mais refinado à picape.

Por dentro, a Nova Amarok oferece o App-Connect, moderno sistema de conectividade da Volkswagen que permite espelhar as funções de smartphones na tela do console. O acabamento foi totalmente remodelado, evocando veículos de luxo.

Os bancos dianteiros trazem recursos sem precedentes para ajustes e em conforto na categoria de picapes, com a garantia do certificado “ergoComfort”, além do exclusivo ajuste elétrico de posição de 12 vias.

Todas as versões do modelo passam a contar com sistema de freios “Post- Collision Braking” (Sistema de frenagem automática pós-colisão), tecnologia exclusiva na categoria. A Nova Amarok chega com uma vasta lista de itens de série para todas as versões.

Gol Track

O Novo Gol foi lançado no início do ano e já ganhou uma nova série exclusiva, apresentada no Salão do Automóvel.

Com uma pegada aventureira, o Gol Track trazendo a robustez e imponência da Saveiro ao compacto da Volkswagen. Isso já pode ser visto na frente do veículo, que traz linhas semelhantes às da Nova Saveiro, lançada no primeiro semestre.

O capô é mais alto, marcado por quatro linhas fortes de estilo. O Track conta com faróis duplos de máscara escurecida, além dos exclusivos faróis de neblina de formato trapezoidal. Logo abaixo do capô, a grade dianteira, pintada em preto brilhante e com inserto cromado, é maior e mais alta que a do Novo Gol.

O novo modelo oferece ótimo custo-benefício, trazendo ar-condicionado, direção hidráulica, novo volante global e vidros dianteiros e travas elétricas como itens de série. O modelo também traz o sistema App-Connect.

gol track sda2016

O Gol Track é oferecido na exclusiva cor Laranja Canyon utilizada mundialmente pela Volkswagen em seus modelos mais aventureiros. O compacto é equipado com o premiado motor 1.0 de 3 cilindros Total Flex com potência de até 82 cv.

O Salão do Automóvel de 2016 foi demais. Ficou um bom gostinho do futuro, e já dá pra sonhar com os avanços que veremos nas ruas e na edição do ano que vem!