06/10

Painéis intuitivos sem botões nos planos da Volkswagen

Durante o Salão de Frankfurt, realizado no final de setembro, o executivo da área de desenvolvimento da Volkswagen Heinz-Jakob Neusser falou sobre os planos futuros da marca para os interiores dos veículos. Segundo Neusser, um dos maiores objetivos da montadora é reduzir – ou até mesmo eliminar completamente – o uso de botões no painel dos carros. A empresa pretende implementar comandos por gestos em uma interface mais intuitiva.

novo painel volkswagen

O executivo Heinz-Jakob Neusser explicou que o objetivo não é seguir um caminho semelhante ao da Tesla, em que todos os comandos dos veículos estão centralizados na grande tela sensível ao toque de 17” na parte central do console. No Tesla, é possível controlar todas as funções do veículo, até mesmo o acionamento do teto solar, ajuste de marchas e suspensão, com comandos de toque.

 A abordagem da VW é outra. Enquanto no Tesla, a tela só aceita comandos por toque e exige muita atenção do condutor, no novo painel da Volkswagen o motorista interage com o carro de três formas: toque, voz e gesto. “Iremos apostar em controles de voz, gesto e toque combinados. Nossa intenção é usar o sistema para evitar ao máximo que o motorista possa se distrair”, afirma Neusser.

Painel da Tesla

Painel da Tesla

O novo painel da Volkswagen foi mostrado pela primeira vez na Consumer Eletronics Show (CES), no início do ano, no conceito Golf R Touch. O modelo apresentava três telas sensíveis ao toque: uma central de 12,8” para funções de entretenimento, uma tela de 8” abaixo da primeira para controle das telas e climatização e uma de 12,3” que substitui o painel de instrumentos tradicional, com todos os mostradores digitais.

Na apresentação do modelo, foram mostradas várias funções que eram acionadas por gestos próximos às telas, sem a necessidade do toque. Isso pode tornar o acionamento de recursos do veículo ainda mais fácil, intuitivo e seguro. A tela central conta com um slider (ou deslizador, em tradução livre) para um acesso simplificado a funções e mudanças de configurações do display.

Cada função, ao ser selecionada, fornece uma sensação de toque diferente, para que o condutor não necessite tirar os olhos da rua ou estrada enquanto realizava alguma mudança nos recursos do carro. Tudo isso em busca de trazer uma interface moderna, repleta de recursos, mas que seja intuitiva e não distraia a condução.

Confira a apresentação do painel do futuro da Volkswagen!