22/09

Por que financiar seu novo carro?

Realizar a compra de um carro zero quilômetro é o sonho de muitos consumidores. No entanto, um veículo representa um investimento muito alto e é essencial que as pessoas estejam preparadas para fazê-lo com segurança. Como economizar para realizar uma compra à vista nem sempre é possível, o financiamento do veículo se tornou uma das opções preferidas dos consumidores.

Em 2014, o número de financiamento para veículos usados foi de 3,232 milhões, superando o número para carros novos, que registraram 3,159 milhões. Resultados de baixa: leve recuo de 0,2% para usados e queda brusca de 10,15% para financiamento de carros novos.

É vantagem financiar um carro novo?

A diferença comparada aos preços de financiamento médio nos anos de 2013, 2012 e 2011 refletem uma diferença de 15%. Isso mostra que houve uma mudança no processo de decisão do consumidor, que gerou um crescimento do mercado de financiamento de veículos usados.

O histórico recente de crédito fácil no país contribuiu para a ascensão do financiamento como opção para aquisição de veículos. E é por isso que o Blog da Carbel vem te ajudar com recomendações básicas para decidir como financiar seu carro novo ou usado e fazer a melhor decisão para você e sua família. Confira abaixo!

Economize

Quanto maior puder ser o seu valor de entrada, menor será o financiado, o que te dará margens de negociação de prazo e valor de parcelas. E há várias possibilidades de como fazer isso. Por exemplo, se você já tem um veículo e quiser a troca, utilizá-lo como pagamento poderá abater um valor relevante do seu novo carro.

Cuidados para financiar um carro

Benefícios como remunerações extras, participações nos resultados e 13º salário podem ser uma fonte para aumentar o valor da entrada. É importante lembrar que a compra de um veículo ainda inclui uma série de gastos com documentação, emplacamento, IPVA, seguro entre outros. Ou seja, além de economizar para o valor da entrada, tenha em mente que é importante ter uma reserva de caixa para esses gastos atrelados ao veículo.

Uma indicação comum é não comprometer mais do que 30% da receita líquida familiar ao financiar seu carro novo. Ou seja, caso você esteja parcelando um imóvel ou algum outro bem, é importante que os gastos mensais respeitem este limite. Com um menor número de prestações, o consumidor poderá pagar menos juros. Com essas considerações em mente, pode-se chegar à combinação ideal para cada consumidor.

Vantagens e dificuldades

Financiar um carro novo garante algumas grandes vantagens para o consumidor. O principal motivo é, obviamente, a possibilidade da compra sem desembolsar todo o valor do carro.

Outro fator é importante é a garantia de fábrica. Com ela, o comprador não terá nenhum gasto com manutenção a curto prazo. Além disso, para financiar carros novos os bancos oferecem taxas de juros mais baixas e prazos mais longos do que ofereceriam para veículos usados.

Com o cenário de incertezas econômicas, é importante pesquisar diferentes condições de financiamento em diferentes instituições. Em dezembro de 2014, a taxa de juros média para veículos novos chegou em 1,84%, a maior desde maio 2012.

 E as condições de mercado devem ser consideradas ao considerar um financiamento de longo prazo. O contexto de baixo crescimento, que pode afetar o nível de emprego é um risco a ser ponderado. Se você tem um orçamento justo, talvez um financiar um veículo a longo prazo não seja a melhor escolha para suas economias.

Conclusão

Quanto mais conhecimento as pessoas tiverem a respeito das opções de pagamento, mais embasada será a tomada de decisões, o que pode levar a uma melhor situação financeira individual e mais saúde do mercado como um todo.

Procure sempre se informar antes de financiar um carro novo. Pesquisa em diferentes bancos e consulte as financiadoras das montadoras para escolher a melhor condição para você.

Para mais informações e notícias da Volkswagen, novidades do mercado automobilístico e as melhores ofertas de Minas Gerais, acompanhe o Blog da Carbel e nossos perfis no Facebook e Instagram.