09/09

A posição ideal para dirigir seu carro

As pessoas dão menos importância do que deveriam para a posição ideal para dirigir, mas sentar-se de maneira correta ao volante é fundamental para uma direção segura. Além disso, a posição correta ajuda a evitar acidentes e a reagir melhor em situações de emergência. Fora o fato de evitar dores nas costas e dormência nas pernas, especialmente em longas viagens.

Felizmente, existe um jeito bem simples de te ajudar a encontrar a melhor posição para dirigir em segurança. Observe as dicas simples que listamos abaixo:

posicao ideal para dirigir

Cuidado com o pescoço

Mantenha o encosto da cabeça a 90º em relação ao assento. Esse cuidado é importante para evitar o chamado “chicote”, movimento que joga a cabeça para trás em caso de alguma colisão na traseira do seu veículo.

Posição dos braços e pernas

Os pés não devem ficar muito distantes dos pedais e os joelhos totalmente dobrados, mas sim flexionados levemente, assim como os braços que não devem ficar totalmente esticados, pois isso pode provocar tensão nos ombros e no pescoço.

Apoie a região lombar

Mantenha sua região lombar totalmente apoiada ao banco e se o assento não possuir ajuste lombar, uma simples toalha enrolada pode dar suporte para a região.

Evite o sedentarismo e a obesidade

A prática de exercícios físicos fortalece a musculatura do corpo, inclusive da região lombar, facilitando a vida de quem enfrenta o trânsito do dia a dia. A dica é cuidar da saúde exercitando o corpo e evitando a obesidade.