22/04

Projeções antecipam versão final do SUV T-Cross Breeze

Com lançamento previsto para 2018, incluindo no Brasil, o Volkswagen T-Cross Breeze é a versão conceito do novo SUV compacto da marca alemã. A versão inicialmente apresentada no Salão de Genebra, em março, era conversível e mostrava um visual bem descontraído.

VW T-Cross Breeze

Agora, começaram a surgir as primeiras projeções de como será o modelo levado à produção em série. Ele deve utilizar a plataforma modular MQB A0 do próximo Polo. Alguns boatos informam que ele fará parte da família Gol no Brasil, o que sugere que a futura geração do compacto utilize a mesma plataforma.

O Blog da Carbel apurou duas projeções até o momento. A primeira, realizada pelo designer Jan Kamenistiak, mostrou um desenho mais próximo ao apresentado em Genebra.

O projeto manteve a frente com frisos cromados, grade preta com detalhes internos hexagonais e os faróis de LED duplo.

O desenho ganhou comprimento, contando com quatro portas contra as duas do conceito conversível. A projeção também alterou o detalhe inferior da frente, trocando o farol de neblina quadrilátero por linhas cromadas.

Projecao Kamenistiak T-Cross Breeze

A outra projeção analisada foi feita pelo designer holandês Remco Meulendijk. Ele fez apostas mais seguras para o desenho da SUV compacta da Volkswagen.

Em seu site RMcardesign.com, o designer teve uma abordagem mais tradicional. A frente segue as linhas já conhecidas da Volkswagen, com a grade que une os faróis dianteiros formadas por frisos horizontais, como as encontradas no Passat e Tiguan.

Projecao RM Car Design T-Cross Breeze

O para-choque também se distancia do conceito do T-Cross Breeze, adotando linhas mais retas na parte inferior da dianteira.

O modelo apresentado pela Volkswagen tinha 4,13 m de comprimento, 1,79 de largura e 1,56 de altura. Ao olho nu, é possível perceber que as projeções consideraram um aumento de largura e de comprimento, com a inclusão do banco traseiro e mais duas portas.

Nome final

Outro mistério que ainda paia no projeto é em relação ao nome do utilitário. Recentemente, a Volkswagen registrou os nomes Teracor, Tribue, Taigun e Terasun.

Isso pode indicar a sequência de uma tradição da empresa ao utilizar nomes com a letra T para seus SUV, como feito com Tiguan e Touareg.

O T-Cross Breeze apresentado em Genebra tinha tanque de 40 litros e autonomia de 800 km com o motor 1.0 TSI, parecido com o que o premiado propulsor que equipa o up! TSI. O câmbio usa tecnologia DSG de sete velocidades. Segundo a Volkswagen, o conceito do SUV acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, com velocidade máxima de 188 km/h.