26/03

Quando você deve trocar o óleo do seu carro?

26-03_banner

Assim como um ser humano, seu carro precisa de líquidos para sobreviver. Se eles se esgotarem, o veículo rapidamente encontrará uma maneira de ‘implorar por uma bebida’. Um destes líquidos é o óleo, e a sua melhor saída é monitorar a vida útil desse fluido do veículo para saber quando é a hora certa de trocá-lo.

  • Siga o manual

A informação sobre a mudança de óleo está no capítulo de manutenção do manual do proprietário. Se por algum motivo você não tem o manual, há maneiras de encontrá-lo no site da fabricante.

  • Confie seu óleo na vida do monitor

Muitos veículos possuem monitores de vida de óleo baseados em quilometragem, que ascendem uma luz de manutenção quando o carro atinge a faixa de quilometragem pré-determinada.

  • Use o tempo de estimativa

Se você utiliza o carro somente aos fins de semana ou dirige muito pouco, você terá que mudar sua estratégia de manutenção. Ao longo do tempo, o óleo torna-se contaminado por gases que sopram pelos pistões, e quanto mais o óleo fica com a contaminação, mais ela se degrada. Para saber se seu óleo está contaminado, consulte um especialista.

  • Faça uma análise de óleo

Uma análise de óleo irá dizer-lhe a condição do mesmo e também revelar os problemas que o seu motor pode ter por conta do fluido. Alguns testes podem mostrar traços de combustível e refrigerante no óleo do motor, que são os primeiros sinais de problemas na peça. Quando você obtiver os resultados da análise, você receberá uma recomendação sobre os intervalos de mudanças de óleo.

Além do motor, existem outros sistemas do carro que necessitam de verificação de fluido, como transmissão, sistema de radiadores/arrefecimento, freios, bateria, lavador de janelas e ar condicionado. Se você deseja instruir-se sobre como e quando trocar esses fluidos, fique atendo ás nossas próximas postagens.