03/02

Saiba o que fazer durante um alagamento

alagamento

O verão chegou com todo o seu calor, mas também trouxe a temporada de chuvas, que nas grandes cidades causa alagamentos. Por sua vez, a água em excesso pode causar sérios transtornos ao seu Volkswagen.

Por isso, se você pressentir a chegada de chuva enquanto está no trânsito, fique atento à sinalização e evite locais onde subitamente ocorrem alagamentos, mudando seu percurso.

Caso isso não seja possível, avalie bem antes de se aventurar pelas águas. Espere um ônibus ou um caminhão atravessar o local alagado e observe a profundidade e a presença de valetas ou buracos.

O nível máximo de água recomendado para a travessia é a metade da roda, pois assim, você não corre o risco da água entrar no motor pelo duto do filtro de ar. Já durante a travessia procure ir devagar e nunca dê ré, para a água não entrar no escapamento.

Porém, caso perceba que a água vai subir acima dos faróis, desligue o carro antes que ela entre no motor. Dessa forma, você evita que ocorra o calço hidráulico.

Para entender como esse fenômeno ocorre e o que ele causa, pense no funcionamento normal do motor: ele comprime uma mistura de ar e combustível. No momento final da compressão é que a vela solta uma faísca, gerando a combustão (explosão).

Porém, quando a água entra no cilindro ela ocupa o lugar do ar, assim, o pistão não consegue comprimi-la e acaba se deformando e entortando a respectiva biela, provocando o travamento do motor.

Outra dica importante é evitar ligar o carro caso ele “morra” durante a travessia. Nesse caso, espere a água abaixar e guinche o veículo para uma oficina autorizada ou concessionária.

Somente depois da limpeza interna do motor, da troca do óleo e da substituição do filtro de ar é que o motor poderá ser religado.

Depois de todo esse transtorno vem a limpeza e nem pense em economizar nessa hora, pois seu carro poderá ficar com um cheiro insuportável de mofo. Procure uma oficina especializada e peça a limpeza interna do veículo.

Será preciso retirar os bancos, capas, remover o carpete, substituir a forração de algodão que fica embaixo do carpete, entre outros cuidados.

Além disso, será preciso lavar o motor e tirar todos os resíduos que ficaram presos nos freios e no radiador. Aproveite esta etapa e solicite a aplicação de algum spray lubrificante, tipo limpa contato, e passe em todos os conectores e cabos elétricos.

Fonte: g1.globo.com