11/05

Saiba tudo sobre a história da Saveiro

A Nova Saveiro chegou trazendo uma série de novidades para o segmento. Pela primeira vez em seus 33 anos de história, a picape trouxe um visual distante do Gol. O lançamento tem capô mais elevado com dois novos vincos, faróis sextavados, nova grade e um novo para-lamas que aproximam de sua nova irmã maior, a Amarok.

O modelo mantém a tradição pioneira entre as picapes compactas. A Nova Saveiro é a primeira da categoria a oferecer controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), freios ABS com modo para direção off-road, assistente de partida em subidas (hill hold), freios com ABS nas quatro rodas e os sistemas de alerta de frenagem de emergência EBD e ESS.

Saveiro historia

Com base no novo conceito de marca da Volkswagen, “Inspirada em você”, a Saveiro oferece o App Connect, sistema que conecta smartphones à central multimídia do veículo. Com ele é possível realizar e receber chamadas, visualizar e responder mensagens, acessar mapas de GPS, tocar música e muito mais.

Se a nova versão reforça o DNA de inovação, vale lembrar como essa história foi construída. Conheça melhor a história da Saveiro abaixo!

1982

A Saveiro foi lançada em setembro de 1982. A picape chegou ao mercado como a quarta integrante da família Gol, que já contava com o compacto, o sedã Voyage e a perua Parati, hoje fora de linha.

Saveiro 1982

O nome Parati foi inspirado em uma embarcação nordestina que transporta passageiros e carga fazendo jus a funcionalidade do carro.

1984

A Saveiro recebeu o primeiro motor refrigerado a água, com câmbio manual de 4 marchas.

1986

A Saveiro recebeu sua primeira reestilização, contando com as versões C, CL e GL. O modelo teve alterações como luz de pisca que avançavam sobre as laterais e lanternas mais estreitas. A picape era propulsionada pelo motor AP 1.6 de 90 cv.

Saveiro 1986

1990

Modelo chega às 100 mil unidades produzidas.

1997

É lançada a segunda geração da Saveiro. Modelo ganhou injeção eletrônica multiponto, com melhor desempenho e consumo. Com a ampliação da caçamba, a picape carregava até 700 kg.

Saveiro 1997

A mudança visual acompanhou o Gol G2, o famoso “Gol bola”.

2000

Saveiro chega ao seu modelo G3, mas ainda considerado da segunda geração. Ele trouxe novo visual, principalmente na dianteira e interior, com acabamento inspirado no Golf e Passat.

Saveiro 2000

2005

Picape recebe nova reestilização, acompanhando o lançamento do Gol G4.

2008

A Saveiro G5 (terceira geração) é lançada, trazendo total renovação visual. Picape ganhou seu primeiro modelo com cabine estendida.

Saveiro 2008

2010

Lançamento da Saveiro Cross, que trouxe visual e capacidade off-road para o modelo.

2013

Saveiro chega a histórica marca de 1 milhão de unidades. No mesmo ano, o modelo ganhou um facelift para acompanhar as mudanças no Gol, além de leves atualizações no painel.

Outra mudança foi a estreia do motor 1.6 16V de 120 cv na versão Cross.

2014

Em 2014, a Saveiro ganhou cabine dupla e tecnologias inéditas no segmento, como o ESC (Controle de Estabilidade).

Saveiro 2014

2016

Lançamento da Nova Saveiro, além de uma série de novidades tecnológicas, a picape pela primeira vez em mais de três décadas se afasta do design do Gol.

Em toda sua história, já foram produzidas mais de 1,1 milhão unidades da Saveiro. Mais de 200 mil delas foram exportadas para mais de 60 países. A picape é produzida na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), e conta com uma armação exclusiva, mesmo utilizada na produção do Golf na Alemanha.