15/01

Saiba tudo sobre o Volkswagen Budd-e, o “sucessor” da Kombi

Como já havíamos previsto no início do mês, a Volkswagen mostrou o utilitário BUDD-e Concept na abertura da Consumer Electronic Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, que aconteceu no início do mês em Las Vegas. E mesmo com todo apelo tecnológico, a montadora afirmou que pretende criar uma versão de produção da Kombi futurista no ano que vem.

VOlkswagen Buddy-e CES 2016

O Budd-e traz uma série de mudanças que mostram a forma inovadora com a qual a VW planeja seus veículos do futuro. Ele é montado em uma nova plataforma criada especialmente para veículos elétricos plug-in. MEP

Elétrico

O conceito conta com uma série de baterias sob o assoalho que alimenta dois motores elétricos, um dianteiro e um traseiro, posicionados sobre os eixos que podem acelerá-lo até a velocidade de 150 km/h.

A Volkswagen afirma que as baterias podem ser carregadas até 80% de sua capacidade total em apenas 15 minutos. A autonomia total prevista é de 600 km.

VOlkswagen Buddy-e motores eletricos

As baterias sob o assoalho permitem o reabastecimento por indução, como nas pistas que devem ser implementadas no Reino Unido. O teto ainda conta com placas fotovoltaicas para a captação de energia solar.

Visual

Na parte visual, o modelo continua a inovação iniciada na base técnica. Linhas bem anguladas com marcações fortes nas laterais, faróis e detalhes em LED, grade destacada na dianteira com um grande logo da VW.

A colorização em tons dourados e brancos ajudam a dar o ar futurista ao modelo, ao mesmo tempo em que faz referências às clássicas Kombi “hippies”.

O Budd-e tem rodas de 21”, com 4,59 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,83 metro de altura e distância entre eixos de 3,15 metros.

Ele ainda tem alguns truques em seu visual. Os retrovisores foram substituídos por câmeras internas.  Já o para-choque traseiro em forma retangular se projeta para fora, como um porta-malas em forma de gaveta.

A VW ainda explicou que o carro terá um sistema de “drop box”, no qual, por meio de uma chave digital, empresas e serviços de entrega poderão abrir o compartimento do Budd-e e realizar entregas.

VOlkswagen Buddy-gaveta porta-malas

Interior futurista

Se o uso da propulsão elétrica e o desenho exterior já parecem inovadores, é por dentro que o Budd-e mostra sua faceta mais vanguardista.

No interior, destaca-se à primeira vista o grande painel, formado por uma grande tela touchscreen que concentra os comandos do painel de instrumentos e a central de informações e entretenimento. Tudo é controlado por gestos multi toque e comando de voz.

VOlkswagen Buddy-e painel

Basta dizer “Hello Budd-e” (budd em inglês significa amigo), que o veículo fica atento às instruções seguintes. O veículo reconhece quem está falando, contextualizado o comando. Isso quer dizer que se o passageiro sentado atrás pedir para diminuir o ar-condicionado, somente a climatização naquela região do carro será alterada.

A tela é dividida em três sessões focadas em diferentes tarefas. Drive, focada na direção, provê informações de navegação. Control oferece informações a respeito do estado do veículo. Consume inclui opções para controle de áudio, sincronização com smartphones, mostrando mensagens, agenda e informações climáticas, por exemplo.

VOlkswagen Buddy-e painel CES

Os retrovisores são substituídos por câmeras, como dito anteriormente, que exibem a imagem em telas posicionadas onde os espelhos são vistos normalmente. Quando o Budd-e está parado, essas telas são usadas como comando de consoles para abrir e fechar as portas elétricas.

Outra inovação é o volante multifuncional, porém sem qualquer botão na superfície. A Volkswagen implementou tecnologia de toque. Ou seja, as funções são ativadas com movimentos de swipe e toque sensitivo. A VW afirma que a mudança garante controles mais intuitivos sobre o carro.

O Budd-e conta com sensores que notificam o veículo quando passageiros se aproximam do carro. Não há maçanetas por dentro ou fora. As portas são abertas como um simples sinal de mão, como movimentos do sensor de videogames Kinect, desenvolvido pela Microsoft.

VOlkswagen Buddy-e apresentacao  CES

A CES de 2016 foi uma grande oportunidade para a Volkswagen apresentar sua visão de futuro. Pouco foi falado sobre a direção em si do Budd-e. A revolução está em tudo que o cerca.