24/03

Sedric é o primeiro conceito autônomo da Volkswagen

Uma das principais atrações de Salões de automóvel são os conceitos que apresentam tecnologias disruptivas. Na coletiva de imprensa para o Salão de Genebra, a Volkswagen apresentou o Sedric, seu primeiro veículo focado na direção totalmente autônoma.

Segundo a marca, ele será capaz de acelerar, frear e controlar as direções de forma automática, sem intervenção de um motorista humano.

Ao contrário de outros veículos autônomos, que são basicamente veículos comuns com a tecnologia incluída, o Sedric é um conceito completamente novo. O interior do carro é completamente diferente de um veículo comum, lembrando até o interior de uma cabine de roda-gigante, já que ele tem formato monovolume e bancos de frente um para o outro.

Não há volante, pedais ou um painel central. O conceito é operado por apenas um botão, com que o usuário chama o carro. Uma esfera no controle sinaliza a localização e a chegada do carro, que segue o caminho orientado por comandos de voz.

Para o CEO do Grupo Volkswagen Matthias Müller, o Sedric simboliza a visão da empresa para a condução autônoma. “Elementos do Sedric serão vistos em carros do grupo nos próximos anos”, completou. O nome Sedric é uma abreviação de Self Driving Car, traduzido livremente como “carro de direção autônoma”.

A linha de design remete aos conceitos elétricos apresentados no ano passado pela Volkswagen, ID Buzz e BUDD-e. Vale ressaltar também que o conceito não apresenta o logotipo da marca de Wolfsburg, mas sim a inscrição “Volkswagen Group”.

Isso pode sinalizar que, mais que um esforço de marca, o Sedric é a visão e fusão das tecnologias de todas as empresas do grupo, que além de Volkswagen, incluem Audi, Porsche, Lamborghini, Seat, Bugatti, entre outras. Engenheiros de várias dessas marcas participaram da concepção do modelo.

sedric autonomo