28/03

T-Cross Breeze é conceito do SUV que deve chegar no Brasil

Os rumores do SUV compacto da Volkswagen que deve chegar ao Brasil foram praticamente confirmados com a apresentação do T-Cross Breeze Concept, no Salão de Genebra. As imagens reveladas mostram o que deve ser uma prévia do modelo que deve chegar em 2018 para brigar com EcoSport, HR-V e Renegade no disputado mercado de SUVs no país.

T-Cross Breeze SUV compacto

Feito na plataforma modular MQB A0, o T-Cross Breeze terá dimensões bem menores que do Novo Tiguan com 4,13 m de comprimento, 1,79 de largura e 1,56 de altura. E mesmo sem nome definido, ele deve fazer parte da linha compacta da Volkswagen no Brasil, ao lado dos Novos Gol, Voyage e Saveiro.

Mesmo sendo um conversível de duas portas, o modelo conta com banco de trás para passageiros.

Estilo

Ainda sem nome comercial definido, o conceito tem uma abordagem de design mais suave, principalmente comparando outros modelos do segmento. A versão apresentada no Salão de Genebra era conversível com apenas duas portas, já um grande diferencial dentro do padrão da categoria.

A frente conta com faróis de LED integrados à grade semelhante a de outros modelos como Jetta, CC e Passat, mas com novas curvas. Os para-choques frontal e traseiro têm LEDs com molduras iluminadas em formato de quadrado, mas com bordas arredondas.

T-Cross Breeze SUV traseira

A traseira é curta, com faróis de LED em formatos finos com um discreto brakeline central.

Tecnologia

Como todo conceito, o T-Cross Breeze apresenta um interior futurista. O destaque são as duas telas digitais configuráveis para comandos do carro e funções multimídia, como no Novo Gol.

O SUV conversível terá motor 1.0 TSI, como o do up! TSI, eleito Motor do Ano em 2015 no Brasil. A expectativa é que o propulsor gere 115 cavalos e torque de 17,8 kgfm. Acompanha o câmbio DSG de sete velocidades. O T-Cross Breeze acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, com velocidade máxima de 188 km/h.

Mesmo que esses números possam não estar no modelo final, a Volkswagen tem grandes expectativas e aponta um consumo médio de 24 km por litro.

Para Herbert Diess, presidente da Volkswagen, o conceito é uma grande inovação para o status dos veículos compactos. “O T-Cross é o primeiro SUV conversível na sua classe e, ao mesmo tempo, um cabriolet arrojado e acessível com posição de direção elevada para uma visão perfeita… Um autêntico carro do povo (Volkswagen)”, declara Diess.