20/08

#TBT: A versão rally da Parati

A tradicional Parati surgiu nos anos 80 como a perua da família do Gol, que também contava com o Voyage. E os dois modelos chegaram a ser exportados para os Estados Unidos entre 1987 e 1993. Lá, foram lançados como Volkswagen Fox Wagon e Sedan, modelos de entrada da montadora no país.

Parati rally

Mas o mais incrível é que um dono de um Volkswagen Fox 1988, a Parati deles, decidiu transformar sua perua em um carro de rally! O motor quatro-cilindros foi trocado por um V6 de 2,8 litros de um Passat 1999. O motor que gerava 193 cv no sedan se tornou ainda mais potente no mais leve Fox Wagon.

Além do motor, o Fox/Parati foi equipado com o sistema de tração integral Syncro, versão da VW para a tração quattro da Audi (que faz parte do Grupo Volkswagen). O carro também ganhou um módulo de injeção programável, novos coletores de admissão e escape, além de dois turbocompressores. A potência final do carro variava entre 300 cv e 400 cv, dependendo da corrida, de acordo com uma ficha técnica encontrada.

Mas não foi somente mudanças no motor e na transmissão que fizeram a Parati americana estar pronta para os difíceis terrenos do rally. O carro recebeu um sistema de suspensão com amortecedores especiais, braços inferiores com buchas de alumínio feitos sob medida, freios com discos ventilados de 11”, pinças de quatro pistões com cilindro mestre duplo.

Parati rally 2

As rodas foram instaladas em cubos de cinco furos da Audi, com rodas 15×7” para asfalto e 15×6” para neve. O interior contava com gaiola de proteção e bancos esportivos com cintos de cinco pontos, além do sistema de comunicação para piloto e navegador.

Os para-lamas foram alargados para dar espaço a bitolas mais largas. O balanço traseiro foi encurtado para melhorar a estabilidade nas curvas e a seção traseira foi feita de fibra de vidro. Mesmo com as mudanças, as dimensões entre-eixos permaneceram as mesmas.

A Parati, ou Fox Wagon, tinha grande semelhança com o Audi Quattro, devido às formas quadradas que eram predominantes no Grupo Volkswagen à época.

Sakis Hadjiminas foi o primeiro dono do carro e o responsável pelas customizações. Ele competiu com o Fox Wagon na Pro Rally, categoria da Sports Car Club of America disputada entre 1973 e 2004.

Bacana, não é? Mais ainda é ver o carro em ação!