17/02

Tudo sobre o TSI: a tecnologia do revolucionário motor do up! TSI

O motor 1.0 TSI Total Flex do novo up! TSI foi um dos principais lançamentos do mercado automotivo brasileiro em 2015. Os especialistas e críticos do setor o consideraram um marco. Mas porque o novo motor é tão revolucionário? O Blog da Carbel te explica!

A tecnologia do TSI

O que é?

O motor do up! TSI tem como grande foco a junção de desempenho e economia. O 1.0 TSI Total Flex de três cilindros é o motor mais avançado da Volkswagen produzido no Brasil. Ele foi o primeiro a oferecer injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível em um motor 1.0 no país.

A tecnologia TSI – Turbofuel Stratified Injection, ou Injeção Estratificada de Combustível com Turbocompressor, em português, combina injeção direta com tecnologia turbo.

Os motores TSI são um dos principais responsáveis pelo desempenho de boa parte dos veículos do Grupo Volkswagen, equipando veículos de marcas como a própria Volkswagen e a Audi, por exemplo.

Por dentro do 1.0 TSI Total Flex

Injeção Direta e Turbocompressor

As tecnologias de injeção direta combinada e de turbocompressor promovem a evaporação do combustível diretamente dentro da câmara de combustão remove o calor do ar de admissão. Isso permite uma compressão mais alta, o que garante a maior eficiência.

O exaustor integrado otimiza a eficiência do sistema a turbo, resultando em um excelente aproveitamento da energia de escape. Isso garante um motor mais potente e responsivo, com maior torque mesmo em rotações mais baixas.

A maior parte dos veículos produzidos no Brasil utilizam o sistema indireto, no qual a injeção é feita no coletor de admissão, onde o combustível é misturado ao ar. Isso faz com que o combustível tenha contato com outras partes do motor antes de chegar ao interior do cilindro.

Com a tecnologia da VW, o fornecimento de combustível é realizado sob demanda. Em outras palavras, o veículo controla o nível de vazão e pressão a partir de quão exigido é o motor.

Downsizing

A tecnologia TSI se tornou sinônimo de inteligência em downsizing – redução da cilindrada do motor com manutenção ou aumento da potência, de forma a se obter maior eficiência. O motor de três cilindros do up! TSI substitui um de quatro, garantindo um menor consumo.

A redução de massa garante benefícios indiretos pela facilitação do trabalho do motor de partida, exigindo menos dos coxins que suportam o motor e aliviando o esforço da suspensão dianteira. O cilindro a menos ainda simplifica o manuseio do motor durante manutenções.

Menos atrito

Outro importante componente do motor TSI é o resfriador interno, utilizado para reduzir o volume do ar que entra no motor, o que permite a redução de atrito.

Cerca de 20% da potência gerada por um motor é utilizada somente para vencer os atritos. A redução do número de cilindros garante uma economia de 15% neste valor. Ou seja, a potência do motor está mais focada no movimento do carro em si do que em processos físicos internos.

Desempenho

O 1.0 TSI Total Flex entrega 105 cv de potência máxima em etanol (101 cv com gasolina), com 16,8 kgfm de torque entre as amplas faixas de 1.500 a 4.500 rotações por minuto. Na prática, isso implica em respostas mais rápidas e melhor desempenho em subidas.

Comparado ao up! versão MPI, o TSI teve um claro ganho de desempenho. A aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 14,8 para 9,9 segundos. A retomada de 40 a 100 km/h foi reduzida de 14,7 para 9,1 segundos. A velocidade máxima subiu de 165 km/h para 184 km/h, em etanol.

Consumo

Mesmo um pouco mais pesado que o MPI (950 kg contra 910 kg) e com melhor desempenho, os testes mostraram níveis de consumo semelhantes no ciclo combinado entre cidade e estrada. O up! TSI teve média de 10,2 km/l (etanol) e 14,8 km/l (gasolina).

Na cidade, o modelo registra consumo de 13,8 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol), enquanto o MPI registrou 13,5 km/l e 9,2 km/l. Já na estrada, a versão turbo obteve 16,8 km/l (gasolina) e 11,1 km/l (etanol). Em médias de velocidade entre 100 e 110 km/h, é possível ultrapassar a média de 20 km/l.

Esse é o futuro que a Volkswagen que promover. Tecnologias incríveis para garantir um desempenho melhor, maior prazer na direção e um consumo consciente e responsável.


Quer conferir seu novo up! TSI mais de perto? Agende seu Best Drive na Carbel!

Acesse: http://carbel.com.br/