22/12

Vai viajar nas férias? Faça as revisões do carro e viaje tranquilo

revisões1

Se você vai viajar de carro neste fim de ano, e emendar o feriado de Natal e Ano Novo com um recesso ou suas férias, uma coisa é muito importante para que tudo corra bem: a manutenção preventiva. Fazer a revisão do seu carro pode lhe poupar de dores de cabeça e ainda deixar o seu passeio mais seguro.

Confira algumas dicas da Carbel sobre manutenção preventiva de férias:

Primeiro, faça a inspeção. É básico, mas fazer no seu carro uma revisão periódica pode evitar danos maiores no futuro. Certifique-se de que todas as suas luzes estão funcionando. Sempre verifique a pressão de ar em seus pneus no tempo indicado, verifique os para-brisas e líquidos do carro.

Verificação dos fluidos. Conferir o fluido do seu caro é muito importante antes de qualquer viagem. Verificar os fluidos regularmente ajuda a se prevenir de panes, danos mecânicos, ou até mesmo acidentes.

Inspeção da correia. Muitas pessoas vão dizer-lhe para trocar a sua correia dentada a cada 40.000 km rodados. Mas o manual do proprietário pode mostrar o tempo adequado para essa manutenção. Se estiver no tempo de troca, leve à assistência para realiza a substituição antes de cair na estrada.

Conferir o óleo. Entender a diferença entre o óleo limpo e sujo pode fazer você economizar muito dinheiro e evitar que algo dê errado com o seu motor. Um óleo em estado inadequado pode não lubrificar as peças de maneira eficiente e provocar danos maiores na parte mecânica. Por isso, confira o óleo antes da viagem.

Verificar a sua bateria. A maioria das baterias nos dias de hoje não exige muito em termos de manutenção, mas você deve se certificar de que ela não está vazando.

Averigue os limpadores de para-brisa. Não espere até que você mal consiga ver através de seu para-brisa para trocar os limpadores. Sua visibilidade é importante para a condução.

Verificar o filtro de ar do motor. O manual do proprietário irá lhe dar uma estimativa de quilômetro para a frequência com que você deve substituir o filtro de ar do motor. Leve o carro a um mecânico para realizar a troca no tempo adequado.

Fazer o alinhamento dos pneus. O seu manual vai lhe dizer quantas vezes fazer isso, e é importante se certificar de que seus pneus se desgastam de forma uniforme – o alinhamento previne o desgaste irregular. O balanceamento nas quatro rodas também é absolutamente essencial para o conforto na condução.

Trocar as velas de ignição. Se as velas de ignição estão desgastadas ou cobertas de acúmulo, seu motor não funcionará de forma eficiente. Isso pode lhe custar caro depois. Siga a recomendação do seu manual e leve o seu carro para trocá-las em uma oficina mecânica.

Se você seguir essas dicas, certamente poderá viajar mais tranquilo. Claro, podem existir outras manutenções necessárias, que somente são identificadas no momento da análise de um mecânico. Não arrisque, traga o seu carro à oficina da Carbel e garanta que tudo corra bem durante a sua viagem de férias.