24/04

Veja os clássicos da Volkswagen no Techno Classica 2017

O maior show de automóveis clássicos aconteceu no início do mês, entre 5 e 9 de abril, em Essen, na Alemanha. O Techno Classica 2017 contou com a participação de diversas montadoras de todo o globo.

A Volkswagen Classic, responsável pela preservação histórica da marca, apresentou dois temas no estande do Grupo na edição deste ano.

Driven by the future

Driven by the future – ou motivado pelo futuro em livre tradução – foi um segmento do estande da VW que mostrou protótipos e modelos elétricos com produção em baixa escala. A coleção contava com modelos desenvolvidos de 1976 até 2011.

Alguns dos modelos mostrados eram inéditos para o público.

elektro golf techno classica 2017

Entre os clássicos estavam o Elektro Golf I, um veículo teste criado em 1976. O Golf II CitySTORMer Racing Car foi um modelo que provou de forma pioneira que era possível desenvolver um carro elétrico com desempenho esportivo ainda no início dos anos 80.

Um modelo mais moderno exibido no Techno Classica foi o Volkswagen NILS, um conceito elétrico que não gera emissões apresentado em 2011, baseado num clássico bubble car da década 1950.

NILS techno classica 2017

A história elétrica da VW em 40 páginas

A Volkswagen ainda criou um livro de 40 páginas para contar a sua história em relação à propulsão elétrica. A publicação apresentava os principais modelos, com contexto de suas criações e fatos que simbolizavam os mais de 40 anos de desenvolvimento da tecnologia. O livro foi disponibilizado gratuitamente no estande da marca no Techno Classica.

O site da Volkswagen Classic também publicou matérias e entrevistas sobre o histórico elétrico da montadora. Basta acessar volkswagen-classic.com (somente em alemão).

You better look twice

O segundo tema da Volkswagen no Techno Classica foi intitulado You better look twice – ou “É melhor olhar duas vezes”, em tradução livre. Nela, os visitantes puderam ver modelos esportivos clássicos dos anos 70 e 80. Esses carros mantinham uma aparência mais sóbria e surpreendiam os motoristas com seu alto desempenho.

E para surpreender com velocidade, nada como começar com um Fusca. A Volkswagen Classic apresentou o Beetle 1302 ‘ Theo Decker’ de 1972, versão modificada do clássico com apimentados 135 cavalos!

Outra atração foi o Polo II GT G40 de 1988. Chamado pela própria empresa como um “lobo em pele de cordeiro”, o compacto ostentava 115 cavalos em um motor de 1.3 litro. A marca ainda levou uma versão limitada do Golf II de 1989, que teve apenas 71 unidades produzidas.

Também esteve presente o raríssimo Corrado 16V. A única unidade produzida do modelo, também de 1989, foi feita para testes e contava com um potente motor G60 de 210 cavalos e quatro válvulas.

golf limited corrado