06/01

Volkswagen do Brasil exportará bloco do motor do up! para Alemanha

Em dezembro, a Volkswagen do Brasil anunciou que vai começar a exportar blocos do motor 1.0 de 3 cilindros da família EA211, que equipa o up!, para as fábricas da empresa na Alemanha. A expectativa é que a VW envie 90 mil unidades da peça para a Europa até o final de 2016. Os blocos deverão equipar o up! e o Polo comercializados no mercado europeu.

volkwagen brasil exporta bloco motor alemanha

Um dos grandes destaques do propulsor é o seu peso. Feito de alumínio, o EA211 é 24 kg mais leve comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com 4 cilindros.  O motor 1.0 de 3 cilindros estreou em 2013 no Fox Bluemotion. No Brasil, ele utiliza tecnologia flexível, o que garante potência de 82 cavalos quando abastecido a etanol.

O motor também está disponível em versão 1.6 e equipa o Gol Rallye, Saveiro Cross e outras versões do Fox. O 1.0 TSI, lançado este ano na versão speed do up! e primeiro motor produzido no Brasil com tecnologia turbo, flex e injeção direta, também pertence à família EA211.

Desde 2012, a fábrica de motores da Volkswagen, em São Carlos (SP), tem recebidos investimentos para a renovação de suas linhas de produção. Até 2018, a unidade deve receber um total de R$ 900 milhões para modernização e ampliação de sua infraestrutura.

David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, destacou o desempenho da unidade de São Carlos. “A exportação dos blocos de motores à Alemanha é prova da evolução constante em termos de qualidade e tecnologia em nossos processos produtivos, que colocam a unidade de São Carlos entre as fábricas de motores mais modernas e eficientes do Grupo Volkswagen no mundo”, afirmou o executivo.