07/07

Volkswagen começa a testar rodas de fibra de carbono

O Grupo Volkswagen iniciou uma parceria com a ThyssenKrupp e a Maxion Wheels para o desenvolvimento de novas rodas de fibras de carbono. O objetivo é criar peças híbridas do material com alumínio para veículos premium.

vw rodas fibra carbono

O grande ganho com a mudança nas peças seria a redução de peso. As novas rodas teriam uma redução de peso de mais de 40% comparadas às atualmente fabricadas, com base em alumínio forjado.

A parceria deve trazer uma opção inovadora para carros premium. “Com as rodas híbridas de fibra de carbono com alumínio nós oferecemos uma opção única a nossos consumidores do mercado de luxo e de carros esportivos de se diferenciarem por meio da tecnologia e do design”, afirma Dr. Jens Werner, diretor da ThyssenKrupp.

Já em fase de testes, as impressões iniciais são promissoras. As empresas afirmaram que nos testes, as novas rodas de fibra de carbono proporcionaram ganhos no amortecimento, gerando menores vibrações e ruídos. Ainda não há expectativa para quando as novas rodas chegam ao mercado.