02/07

Volkswagen up! ganha versão turbinada

Nesse mês, chega às ruas uma versão turbinada do up!. O Volkswagen up! TSI traz pela primeira vez o motor 1.0 turbo com injeção direta. O propulsor entrega até 105 cavalos de potência e torque de 16,8 kgfm quando abastecido com etanol.

up turbo

Para o desenvolvimento e fabricação do motor, foi realizado um investimento de R$ 460 milhões na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP). As cifras garantiram a instalação de uma linha específica de montagem de componentes para os propulsores TSI, a preparação para um aumento de capacidade e também para implantação de inédita linha de virabrequim. Com isso a unidade não terá a necessidade de importar o item de fábricas alemãs.

O novo up! será o primeiro modelo nacional a receber o motor 1.0 TSI Flex, que deve chegar a outros modelos no futuro. Na versão turbinda, o up! não teve grandes mudanças no visual. A principal diferença está na parte traseira, com a tampa do porta-malas recebendo uma pintura preta que emula uma extensão do vidro.

up turbo 2

O motor será disponibilizado como opcional para todas as versões do compacto, menos Takeup!, modelo de entrada. A VW ainda não divulgou os preços do doup! turbo, mas o lançamento acontece ainda neste mês. E, é claro, você poderá adquirir o seu aqui na Carbel Volkswagen.