10/03

Volkswagen revela Arteon, novo coupé da marca

O Salão de Genebra começa no dia 9 de março e a Volkswagen já deu uma palinha do que levará ao evento na Suíça. A empresa anunciou um teaser com fotos da carroceria do Arteon, novo modelo baseado no protótipo Sport Coupe Concept GTE, apresentado em 2015.

O Arteon é um modelo fastback, e será considerado um sucessor espiritual do coupé Volkswagen CC. A marca de Wolfsburg confirmou que o Arteon será posicionado acima do Passat na linha de veículos da empresa.

arteon genebra

 

Mais sobre o Arteon

O objetivo do desenvolvimento do Arteon foi criar um carro com visual inovador e com alto nível de versatilidade.

Mesmo antes do anúncio no salão, a empresa afirmava que o ambiente é generoso, com amplo espaço para pernas e cabeça em todos os assentos. Isso se confirmou também no porta-mas, que abre junto ao vidro e garante um amplo espaço de 563 litros.

A frente do Arteon traz novidades para a linha de design da Volkswagen, com faróis de LED com formato que se funde à grade cromada, garantindo uma unidade à frente do modelo. Com a carroceria mais alongada, o fastback trará linhas mais dinâmicas por todo seu corpo.

Der neue Volkswagen Arteon

Produzido sobre a plataforma modular MQB de Passat e Golf, o Arteon terá opções de motor a gasolina e a diesel, com trações dianteiras ou integral e novas tecnologias de assistência de direção. As configurações serão o novo 1.5 TSI de 190 ou 280 cv ou o 2.0 TDI de 150, 190 ou 240 cv.

Confira detalhes do Arteon em vídeo direto do Salão de Genebra:

Fastback

O termo fastback pode não ser muito comum no Brasil, então ajudamos a tirar essa dúvida. A denominação é utilizada para designar uma categoria de veículos originária dos sedans.

Os fastbacks contam com “dois volumes e meio” – eles estão entre os sedans e os hatchbacks, mais conhecidos no Brasil como compactos. Nesses modelos, a linha do teto se inclina levemente para se fundir com a linha do porta malas. O antigo Passat é um exemplo dessa carroceria.

Após alguns anos com poucos modelos, a configuração tem tomado força devido às vantagens aerodinâmicas, sendo utilizada para modelos com grande capacidade de desempenho.