26/06

Volkswagen revela Novo Polo, que chega no Brasil ainda em 2017

image
Depois de muita especulação (que você pode acompanhar aqui no Blog da Carbel), a Volkswagen enfim apresentou a nova geração do Polo na Alemanha. E a principal notícia junto à apresentação é que o modelo deve chegar ao Brasil ainda em 2017.

Como previsto, o Novo Polo será montado sobre a plataforma MQB. Isso permitiu maiores dimensões internas e externas. O destaque fica para o bom crescimento entre eixos de 9,4cm, chegando aos 2,56 metros, melhorando consideravelmente o espaço interno. O porta-malas cresceu de 280 para 351 litros.

O comprimento total do Polo é de 4,05 metros, 8,1 cm a mais que a geração anterior. A largura cresceu 6,3 cm, chegando a 1,75 m. A sensação visual é de um carro mais assentado, que “role” menos em curvas.

novo polo 2

No velho continente, o Novo Polo chegará em seis versões, que são: Trendline, Comfortline, Highline, Beats, R-line e GTI. As três primeiras já são bem conhecidas do motorista brasileiro, e provavelmente serão as mesmas a chegarem em nosso mercado.

No visual, podemos destacar as linhas horizontais bem marcadas nas portas e na traseira, semelhantes às do Facelift de 2016 do Gol. É uma mudança menos disruptiva em relação à geração anterior, mas é perceptível que o Polo ficou com o design mais moderno. As lanternas traseiras foram retrabalhadas, mantendo o formato trapezoidal. Na frente, os faróis mantém traçados fortes, principalmente nas versões com LED.

Por dentro houve mudanças mais drásticas, principalmente no painel central. Ocorreu uma inversão dos lugares entre multimídia e saídas de ar, e a tela ficou em uma posição superior do console. O modelo também ganhou um sistema para carregamento de smartphones sem a necessidade de fios.

No painel central, o Polo poderá ser equipado com o Active Info Display, tela digital de instrumentos por trás do volante aos moldes do Virtual Cockpit da Audi.

O Polo ainda chega com as principais tecnologias de segurança desenvolvidas atualmente pelo Grupo Volkswagen, como sistemas de assistência ao motorista, frenagem de emergência automática com monitoramento de pedestres e outros veículos.

Na Europa, o Polo terá versões equipadas com o motor 1.0 MSI de três cilindros (65 cv e 75 cv), o 1.0 TSI (95 cv e 115 cv) que já equipam Up! e Golf no Brasil, o novo 1.5 TSI (150 cv) e o 2.0 TSI (200 cv) para a versão GTI. Para o Brasil, ainda não houve confirmação das versões.

A Volkswagen do Brasil já confirmou que a chegada do Polo não retira o Fox de linha, portanto ele deve ocupar o espaço entre o modelo e o Golf. Assim, podemos esperar o Novo Polo com valores entre R$ 65.000 a R$ 80.000, podendo ter alguma influência nas versões topo e entrada do Fox e do Golf, respectivamente.

Ficaremos atentos para mais novidades sobre o modelo no Brasil. Por ora, confira o vídeo de apresentação do Novo Polo: