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Voyage celebra 35 anos de história

Em julho de 1981 chegavam às ruas as primeiras unidades do Voyage. O sedã foi completamente desenvolvido e projetado pela Volkswagen do Brasil. Com mais de 1 milhão de unidades vendidas nesses 35 anos recém completados. Cerca de 410 mil delas foram exportadas para 61 países.

Voyage 35 anos

Voyage, viagem em francês, foi o nome escolhido para o sedã que derivou do Gol. Ele chegou ao mercado com carroceria de duas portas nas versões S e LS, com motor de 1,5 litros, a álcool ou à gasolina refrigerado a água, com câmbio de quatro marchas.

O modelo foi produzido na fábrica de São Bernardo do Campo entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Em 1988 e 1989, o modelo foi montado na linha de Taubaté, onde é produzido exclusivamente desde 2008.

Apesar de ser exportado para outros países, apenas a Argentina adota o mesmo nome – o sedã já foi vendido com o nome Gacel, “gazela” em espanhol. Em outros países da América do Sul, América Central e México, o Voyage foi batizado de Gol Sedan.

Voyage 1981

O modelo foi vendido nos EUA e Canadá entre 1987 e 1993 com o nome de Fox – até então, o compacto com este nome não existia – e vendeu 202 mil unidades na região. Atualmente, o Voyage é exportado para oito países: Argentina, México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai.

Versões e relançamento

O modelo passou por uma série de atualizações em sua versão original e teve notórias séries especiais, como Voyage Plus de 1983 e o Voyage Los Angeles em virtude dos Jogos Olímpicos de 1984. A produção do sedã se estendeu até 1996, quando o modelo foi substituído no portfólio da Volkswagen pelo Polo Classic.

Em 2008, o modelo retornou ao mercado totalmente reformulado junto à quinta geração do Gol. A versão modernizada do sedã apresentava motor transversal, maior espaço interno e novas tecnologias, o que pautaria suas futuras atualizações.

Novo Voyage

No início de 2016, a Volkswagen lançou o Novo Voyage, que chegou com a atualização do DNA global de design da empresa, um interior remodelado com linhas horizontais que remetem aos modelos premium, e novas tecnologias com foco em conectividade pelo App-Connect, o mais inovador sistema de infotainment disponível no mercado.

Novo Voyage

Linha do tempo

Confira abaixo a linha do tempo com os principais destaques da história do Voyage.

1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super).

1982 – Eleito Carro do Ano pela revista AutoEsporte. Início da fabricação também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon.

1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6.

1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos, na cor azul metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades). Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional.

1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8.

1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8.

1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos, chamado de Fox, o Voyage teve 202.062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques.

1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.

1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos, e Argentina (onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além de outros países da América Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já havia exportado mais de 170 mil unidades para os EUA.

1993 – Série especial Sport, com motor 1.8.

Voyage Sport

1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais.

1996 – A produção do Voyage é encerrada para dar lugar ao Polo Classic.

2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.

2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6.

2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6.

2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global e equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível).

2014 – Passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. Na linha 2015, a VW lançou o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline.

2016 – Modelo recebe evolução de design, interior completamente novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado. Estreia do motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage.