07/06

Wörthersee Treffen 2017: Saiba tudo sobre o maior encontro de fãs da VW

Todo final de maio a história se repete. Fãs da Volkswagen se encontram nas margens do lago de Wörthersee, na Áustria, para o maior evento de entusiastas da marca em todo o mundo. Nesse ano, o evento aconteceu do dia 24, quarta-feira, até o sábado, dia 27. Mais uma vez, o Wörthersee Treffen teve mais de 100 mil pessoas que participaram levando seus VW, em um dos maiores eventos da cultura automotiva do mundo.

Tradicionalmente, a Volkswagen marca presença levando alguns conceitos ou modelos comemorativos. E é claro que nesse ano não seria diferente. Confira as principais novidades da Wörthersee Treffen 2017!

up! GTI

Pouco antes do encontro na Áustria, a Volkswagen já tinha anunciado em vídeo o lançamento de uma versão GTI para o subcompacto. Em 2016, o primeiro Golf GTI completou 40 anos de lançamentos. Como o up! tem peso e porte semelhantes (o up! GTI é apenas 18 kg mais pesado), as relações são praticamente imediatas.

up gti worthersee 2017

O up! GTI usará o já tradicional motor 1.0 TSI, mas modificado para entregar 115 cv, 10 a mais que o normal. Para deixar a homenagem ainda mais escancarada, o interior do modelo terá os bancos com estampa xadrez, assim como no GTI original – que já fazia uma relação direta ao esporte golfe, devido às calças tradicionais utilizadas pelos jogadores.

O GTI ficou 15 mm mais baixo que a versão comum, o que já evidencia o apelo mais esportivo. Relatos da imprensa britânica revelam que o carro ficou mais firme, mas ainda é confortável, mesmo que o acerto dê preferência à acelerações mais fortes e às saídas de traseira para quem curte derrapagens.

Golf GTI First Decade

Nos últimos anos, o Wörthersee se tornou palco para que as equipes de aprendizes, trainees e jovens funcionários da Volkswagen apresentem suas criações mais experimentais.

O Golf GTI First Decade é um modelo comemorativo dos 10 anos da apresentação dos modelos criado por jovens para o evento. Ele é equipado com o motor 2.0 TSI modificado para entregar 410 cv e ainda por um pequeno propulsor elétrico de 17cv na traseira para garantir tração nas quatro rodas.

golf gti first decade worthersee

Ele recupera energia cinética dos freios, basicamente como fazia o sistema KERS na Formula 1.

Por dentro, ele entrega que realmente foi desenvolvido por jovens. Destaques em azul para acompanhar o acabamento externo e um sistema de áudio de 1.690 watt com 12 autofalantes.

Golf GTE Variant impulsE

A versão familiar do Golf também foi alvo de projetos de aprendizes da VW. O Golf GTE Variant impulse. Na parte mecânica, a perua mantém o 1.4 TSI, mas recebe um propulsor elétrico para totalizar 204 cv. As baterias de 16.8 kWh dobram a autonomia do modelo.

As quatro entradas de ar no capô, detalhes azuis na pintura e desenhos de circuitos nas portas acentuam o fator tecnológico do conceito.

Golf GTE Variant impulsE

Por dentro, destacam-se as superfícies brancas e os bancos típicos de modelos de corrida.

Golf GTE

Completando a trinca de conceitos do Golf está o GTE. O conceito usa a solução de propulsão similar ao modelo já comercializado na Europa, mas com uma dose extra de potência, como foi o padrão no evento. O 1.4 TSI é acompanhado de um elétrico para chegar a 272 cv de potência, com torque de 45,8 mkgf.

O modelo tem pintura branca com o exótico nome de Electric White MOther of Pearl Effect, com diversos detalhes em tons diferenciados de azul que fazem menção ao nome GTE. As rodas pretas fazem contraste com as pinças azuis utilizadas nos freios.

O conceito recebeu itens de outras versões, como as saídas de escape e o difusor traseiro do GTI e o spoiler do Clubsport.

Golf GTE

Mas é claro, mais do que as apresentações da Volkswagen, o maior atrativo do Wörthersee Treffen são os modelos levados pelo público. Raridades e modificações únicas são um dos principais atrativos que fazem do encontro na Áustria tão especial. Além de marcas do Grupo Volkswagen, como Audi e Porsche, modelos de marcas “rivais” como Mercedes e BMW são comuns no evento.

Veja alguns dos que mais chamaram a atenção na edição 2017!

Volkswagen Scirocco MkII

vw scirocco mkii

O Scirocco é um modelo icônico na Europa, que infelizmente nunca veio para o mercado brasileiro. Esse modelo da segunda geração do hatchback com a pintura branca e o acabamento interno que acompanha a cor é impossível de passar despercebido.

O rebaixamento pode ser demais para o gosto de alguns, mas a combinação com as rodas cria certamente cria uma aparência clean única.

Golf GTI Mk1

Com 40 anos recém completados, dá para dizer que o dono da festa é o Golf GTI original. Essa versão com a bela pintura verde, retrovisores cromados e as extravagantes rodas douradas é particularmente especial.

golf gti mk1

Golf Country

O Golf já rendeu variações sedan (olá, Jetta e Bora!) e peruas (Golf Variant), mas o que poucos sabem no Brasil é que o compacto médio já teve uma versão 4×4. O Golf Country foi baseado na segunda geração e teve apenas 7.735 unidades produzidas na Europa. O modelo tinha a suspensão muito elevada, com tração integral e visual off-road bem agressivo com quebra-mato, estepe na traseira e skid plate.

golf country

Fusca

Um evento de fãs da Volkswagen que se preze tem que ter muitos Fuscas, e esse modelo rebaixado, para-brisa suspensivo com essas rodas extremamente refletiva não escapou do nosso olhar.

Fusca

Amarok

Não há nada de muito diferente nessa Amarok, a não ser pela inusitada combinação da pintura marrom com as rodas verdes fluorescentes… Bem, Wörthersee não é lugar para se julgar gosto e sim para apreciar o incomum.

Amarok

Para entender um pouco mais do que é o Wörthersee Treffen, esse vídeo de mais 30 minutos pode te dar um gostinho sobre o encontro. Aprecie com moderação e tente não babar!